Mudança

Prefeita Paula Mascarenhas anuncia novo comandante da Guarda Municipal

Igor Dufau Bretanha substitui Sandro Carvalho, que ocupou o posto por mais de dois anos em Pelotas

Divulgação -

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, na manhã desta terça-feira (10), o novo comandante da Guarda Municipal de Pelotas (GM), instituição que completou 30 anos de atuação em 2020. Igor Dufau Bretanha, integrante há oito anos da corporação e, até então, chefe operacional do efetivo, assume o posto no lugar do guarda Sandro Carvalho, que esteve à frente da GM por mais de dois anos.

Paula destacou a confiança no trabalho de Bretanha para assumir a função, considerando sua vasta experiência na área da segurança nas zonas urbana e rural da cidade e, também, fora do Brasil. O currículo do servidor, voltado à especialização por meio de cursos de formação, e a atuação integrada com as demais instituições de segurança, no âmbito do Pacto Pelotas pela Paz, também motivaram a decisão.

Paula expressou gratidão ao então comandante Sandro Carvalho pelo tempo dedicado ao órgão. O guarda deixa o comando em função de assuntos particulares. Após a troca de comando realizada no gabinete da prefeita, Bretanha manifestou o interesse de dar continuidade à linha de gestão que já vem sendo desempenhada.

 

Técnico em Segurança Pública pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), o novo dirigente ressaltou o foco na proteção do patrimônio público e na prevenção e repressão da violência, tanto na cidade quanto na colônia – trabalho que deve ser qualificado com a chegada dos novos funcionários, aprovados no concurso público e formados pela Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Uma solenidade será realizada, em breve, para oficializar a troca de comando. Acompanharam o anúncio, nesta terça, o vice-prefeito Idemar Barz; o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone; e a guarda Nádia Custódio.

Currículo de Bretanha

Entre as experiências, cursos e méritos profissionais do novo comandante, estão a participação na Força de Paz Brasileira no Haiti, em 2004; a escolta e a segurança do presidente da República e da Seleção Brasileira em território haitiano; a medalha de honra conferida pela Organização das Nações Unidas (ONU); a participação no pelotão de choque da Guarda Municipal; e os cursos de condutor de transporte de urgência e emergência, gerenciamento de crise, identificação de armas de fogo, especialização e Patrulha Maria da Penha, CQB (entrada em ambiente confinado) e proteção à criança e ao adolescente vítimas de violência.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto obriga Brasil a cumprir decisão de comissão de direitos humanos da OEA Anterior

Projeto obriga Brasil a cumprir decisão de comissão de direitos humanos da OEA

Governo quer mais 5 mil médicos para combate ao novo coronavírus Próximo

Governo quer mais 5 mil médicos para combate ao novo coronavírus

Deixe seu comentário